[firebase-br] Distribuição de Processamento entre Dois ou Mais Servidores

ericrodrigues ericrodrigues1509 em gmail.com
Qua Jan 6 09:38:44 -03 2010

    o firebird que esta instalado no seu servidor e o classic ou
superserver?
    se o seu servidor estiver equipado com um processador de mais de um
nucleo, verifique o consumo do processamento... se estiver usando a versão
superserver, um nucleo deve estar chegando a 100% de processamento (gargalo)
enquanto os outros nucleos estão sem nada no processamento.
    a solucao seria trocar a versao superserver pela classic. ela permite o
uso de todos nucleos de processamento... em um cliente com 50 estacoes de
acesso, eu resolvi com esta alteracao... ja outro que possiu 150 estacoes,
nao consegui exito... pelo que entendi o firebird acaba se "perdendo" com
muitos acesso simultaneos... estou aguardando a versao 2.5 para saber se o
super classic me salvara de ter que migrar pra outra plataforma de dados
nesse cliente... mas no seu caso com 40 conexoes acredito que tera exito

"Paulo Mendes" <paulo.mendes87 em gmail.com>
escreveu na mensagem
news:beff62d31001050915g65661c49pa7a8d8189955f77d em mail.gmail.com...
Boa Tarde companheiros da Lista. Saudações Calorosas a Todos.

Estou com uma problemática em um de meus sistemas. Tenho um servidor de
banco de dados que recebe em média 40 conexões de uma dada aplicação.

Entretanto, nos últimos meses, foi averiguado um aumento execisso no uso de
processamento do Servidor de Banco de Dados Firebird e uma acentuada queda
de velocidade no sistema que faz o acesso a esses dados.

Nós da empresa cuidamos apenas da parte do banco de dados, não podemos mexer
na aplicação para otimizar as consultas essas coisas. Uma saída que pensamos
seria tentar distribuir o processamento entre mais servidores de banco de
dados firebird e é aí que mora a nossa dúvida.

Gostaríamos saber se alguém da lista já precisou fazer isso ou pelo menos
nos indique um material adequado para pesquisarmos a respeito. A ideia é
distribuir processamento no banco de dados adicionando novas máquinas para
tal serviço. 1 servidor conteria a base de dados e outros 2 ou 3 fariam o
acesso a essa base distribuindo, de alguma forma, o processamento.

Gostaríamos de saber se é possível e se existe material de pesquisa nesse
sentido. Qualquer ajuda é muito bem vinda, inclusive se falarem que isso é
um total absurdo hehehe.

PS: A versão do Firebird é a 2.1

No aguardo

Paulo Mendes