[firebase-br] Controle de usuários

Renato Alves renato_br em bol.com.br
Sex Fev 12 21:16:27 -03 2010

Caro Jáber,
Inicialmente gostaria que você desse uma olhada neste dois artigos:
http://imasters.uol.com.br/artigo/3946/interbase/gerenciando_usuarios_no_firebird/
http://www.comunidade-firebird.org/cflp/downloads/CFLP_O030.PDF
Eu aprendi muito com eles com relação a permissões, roles e etc...
Outra coisa eu não sei como você está manipulando o seu banco de dados, mas
seria bom vc utilizar
um IBExpert (a melhor de todas) ou FlameRobin, assim fica mais fácil você
criar novos usuários dar permissões etc...
Fui,
RenatoAlves

----- Original Message -----
From: "Jáber - Cpd Lekagi" <cpd em lekagi.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, February 12, 2010 7:37 PM
Subject: [firebase-br] Controle de usuários

Olá pessoal.

Depois de passear um bocado pelo site da firebase e ler muita coisa sobre o
controle de usuários no banco, resolvi controlar os usuários do meu sistema
no banco de dados.

Bom, a dúvida é: Como faço para permitir acesso a todas as tabelas, Views e
Procedures do banco de uma só vez para um determinado usuário?

Já vi sobre o Grant mas em todos os exemplos a permissão foi dada por tabela
e eu gostaria de saber como aplicar isso a um usuário recem criado no banco.

Também sei como usar o Grant na criação das tabelas mas não sei como
atribuir ele em tabelas já usadas.

Espero ter sido claro o suficiente para a compreensão da minha dúvida.

Uso Delphi7, ZEOS e Firebird2.1.2

Para a criação do usuário uso o componente TIBSecurityService.

[ ]'s

Jáber