[firebase-br] RES: Select muito lento

Moacir moacir em blusistemas.com.br
Qua Fev 10 09:27:14 -03 2010

Voce tem indice em todas as tabelas pelos campos que esta usando nas ligações dos joins ?
Você tem indice em todos os campos que esta usando no where ?
Você já fez um backup/restore desta base de dados ?
Que ferramenta você usa para dar manutenção no seu banco de dados ?
O IBExpert tem uma ferramenta que fica ali onde você vê o resultado das querys, que é o Plan Analyzer e o Performace Analysis, com estas duas ferramentas voce vera exatamente qual tabela esta lendo sem indice e mantando sua query.

Moacir Ezequiel Lamego.

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em nome de Daniel Fernandes
Para: 'FireBase'
Assunto: [firebase-br] Select muito lento

Olá pessoal,

Existe alguma ferramenta que eu possa usar que me dê indicações de como posso melhorar um SELECT? Já tentei mudar a ordem que os campos/tabelas aparecem no SELECT, criei indices, mas nao adiantou.

Tenho um SELECT um tanto complexo, que envolve 5 subselects e vários JOINS (para um relatório de movimentação de material). Esse SELECT demora muito no FireBird (no Access demorava alguns segundos). Com dados reais de um banco do cliente ele consome muito tempo, e parece que trava. Se no Access ele conseguia ser rápido, acho que o FireBird tambem poderia conseguir um tempo melhor. Mas não sei por onde começar.

Grato pela atencao de todos.

Daniel da Silva Fernandes
Tecnologia
AGRINESS – Gestão da Informação para Suinocultura
 http://www.agriness.com |  (48) 3028-0015 |  daniel em agriness.com
Participe do Melhores da Suinocultura Agriness
http://www.melhoresdasuinocultura.com.br

Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use: http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107