[firebase-br] RES: Preciso de uma opinião (foto no banco de

Willian Jhonnes L. dos Santos willianjhonnes em gmail.com
Sex Fev 5 18:19:59 -03 2010

Em 05/02/2010 15:44, José mauricio Zottis escreveu:
> E que tal faze um banco de dados apenas para as fotos?
> Será que resolveria ou complicaria mais a situação?

Complicaria... Imagine: 2 arquivos de banco de dados = 2 objetos de
conexão executando Querys separadamente = impossibilidade de usar JOIN e
UNION = alto índice de manutenção.

O ideal é ter as imagens salvas no BD sim, mas no mesmo BD em que estão
as outras. Quanto ao problema de "inchar" o arquivo do BD, isso só será
um problema dependendo do sistema de arquivos onde o arquivo ficará
hospedado. Sistemas FAT dão muito problema. NTFS não costumam, mas às
vezes dão problemas sérios. Ext2 é um caso à parte. O melhor é usar em
sistemas de arquivos ReiserFS, JFS ou XFS (meu preferido), para manter
um bom acondicionamento do arquivo (baixíssima fragmentação, descritores
de manipulação de clusters mais eficientes, etc).

Espero ter ajudado a esclarecer mais um pouco o assunto.

[]'s

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
willianjhonnes em gmail.com
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753