[firebase-br] Criar Banco de Dados via código

Qui Fev 4 16:48:35 -03 2010

Bom dia/tarde RDA.

Grande RDA, eu postei como fazer isso através do método "CreateDatabase"
do componente TIBDatabase do Delphi.

Nesse caso, vou repetir o texto, e aqui vai ele:

No caso do método "CreateDatabase" do TIBDatabase, você deve informar os
parâmetros como se estivesse digitando o comando no próprio ISQL.EXE, ou
seja, para criar um banco de dados chamado "C:\Temp\Teste.fdb" na
máquina "servidor01", usando o dialeto 3, usuário "meuusuário", senha
"minhasenha", com páginas de 16K e usando por padrão o conjunto de
caracteres ISO-8859-1, você pode utilizar o seguinte código (já testado):

IBDatabase1.Close;
IBDatabase1.DatabaseName := 'servidor01:C:\Temp\Teste.fdb';
IBDatabase1.SQLDialect := 3;
IBDatabase1.Params.Text := 'user ''meuusuario'' password ''minhasenha''
page_size 16384 default character set iso8859_1';
IBDatabase1.CreateDatabase;

Lembrando que, na sintaxe do pascal (O Delphi usa o object pascal), duas
aspas simples significam que deve considerar apenas uma, e você não
deseja realmente fechar a string naquele ponto. Por isso informei o nome
do usuário e sua respectiva senha entre duas aspas simples.

Outro ponto importante, como está definido no próprio comando CREATE
DATABASE, a ordem das opções importa, ou seja, sempre utilize essas
opções na seguinte ordem:

1 - Nome do usuário de banco (user ''meuusuário'')
2 - Senha de acesso (password ''minhasenha'')
3 - Tamanho de cada página de dados (page_size 16384) (opcional)
4 - Conjunto padrão de caracteres a ser utilizado nesse novo banco de
dados (default character set iso8859_1) (opcional)

O texto original termina aqui, e ainda vou acrescentar o seguinte:

Até o momento desse post, ainda não podemos especificar uma colação
(collate) padrão do banco, pois a arquitetura atual do ODS (estrutura
interna de cada base de dados do Firebird) não suporta isso ainda.

Sendo assim, somos obrigados a informar sempre o collate desejado ao
final da declaração dos campos do tipo CHAR, VARCHAR e BLOB(80,1).

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D