[firebase-br] COMO Criar Banco de Dados via código?

Paulo Moreira da Costa Junior juniorpt em gmail.com
Qui Fev 4 12:11:46 -03 2010

veja isto...
achei no site da firebase msmo

 -- Cria o primeiro banco de dados (db1.fdb)
  create database 'c:\db1.fdb' user 'SYSDBA' password 'masterkey'
  page_size 4096 sql_dialect 3
  clientlib 'fbclient.dll';

  -- Cria o segundo banco de dados (db2.fdb)
  create database 'c:\db2.fdb' user 'SYSDBA' password 'masterkey'
  page_size 4096 sql_dialect 3
  clientlib 'fbclient.dll';

  -- conecta o banco db1.fdb nomeando a conexão com o apelido db1
  create connection db1 dbname 'c:\db1.fdb'
  password 'masterkey' user 'SYSDBA'
  sql_dialect 3
  clientlib 'fbclient.dll';

  -- conecta o banco db2.fdb nomeando a conexão com o apelido db2
  create connection db2 dbname 'c:\db2.fdb'
  password 'masterkey' user 'SYSDBA'
  sql_dialect 3
  clientlib 'fbclient.dll';

  use db1; -- seleciona a conexão db1

  vstmt = 'create table "employees" ( ' || '
     id integer not null primary key,
     full_name varchar(100),
     company_id integer)';

  execute statement :vstmt; -- Cria a tabela employees no bd1.fdb

  commit; -- Comita as alterações

  -- Insere cinco registros na tabela employees

  insert into "employees" (id, full_name, company_id) values (1, 'Alexander
Khvastunov', 2);
  insert into "employees" (id, full_name, company_id) values (2, 'Bill
Gates', 1);
  insert into "employees" (id, full_name, company_id) values (3, 'John Doe',
NULL);
  insert into "employees" (id, full_name, company_id) values (4, 'Vladimir
Putin', 3);
  insert into "employees" (id, full_name, company_id) values (5, 'Somebody',
15);

  use db2; -- seleciona a conexão db2

  execute statement -- Cria a tabela companies

  'create table companies (
     id integer not null primary key,
     company_name varchar(100))';

  commit; -- Comita as alterações

  -- Insere três registros na tabela companies

  insert into companies (id, company_name) values (1, 'Microsoft');
  insert into companies (id, company_name) values (2, 'HK-Software');
  insert into companies (id, company_name) values (3, 'The Kremlin?');

  commit; -- Comita as alterações

  use db1; -- seleciona a conexão db1

  -- Abre um “loop” na tabela employees, recuperando todos os registros
dela, um à um.

dá uma tentada e depois posta aqui o resultado

Cel.:   8751-7895
Res.: 4055-4655