[firebase-br] LUPDATE (Last update)

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Ter Fev 2 14:27:36 -03 2010

Bom dia/tarde Mário.

Grande Mário, acredito que essa informação ainda não existe nativamente no
Firebird, assim como na grande maioria dos SGBDs.

Você mesmo é quem teria que criar um mecanismo para guardar essa informação,
já que você precisa dela.

Nesse caso, eu faço a seguinte sugestão.

1 - Crie um novo campo do timestamp (Ex: ULTIMAALTERACAO TIMESTAMP DEFAULT
CURRENT_TIMESTAMP NOT NULL)

2 - Crie uma trigger para essa tabela, no evento de BEFORE UPDATE, e
atualize esse novo campo com o valor de CURRENT_TIMESTAMP.

Dessa forma, sempre que um registro for alterado esse novo campo conterá a
data/hora da última modificação.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D