[firebase-br] Dúvida com Gbak

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Seg Dez 13 17:35:19 -03 2010

É o seguinte:

No firebird 2.1, houve uma alteração na definição dos objetos internos do
banco de dados, que agora POSSUEM Charset/Collate. Isto forçou a adoção de
um "kit de migração" das versões 1.x e 2.0 para o FB 2.1 (ele acompanha
todas as instalações do FB 2.1).

Além deste, houve outro ajuste de charset nas estruturas internas do FB 2.5,
e, foi sugerido que fossem criados dois novos "parâmetros" de
restauração:*-FIX_FSS_DATA
* e -FIX_FSS_METADATA (veja mais detalhes do Release notes do FB 2.5 que
acompanha todas as instalações do banco).

Muito provavelmente a versão do IBExpert que você está utilizando ainda não
implementou estes parâmetros, e esta mensagem de erro é do próprio FireBird.

Neste caso, a única solução (até que se atualize o IBExpert para uma versão
que suporte estes parâmetros) é rodar o gbak -C ... por linha de comando.

Abraço

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr