[firebase-br] Linux: Firebird CS x SS x NPTL

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Qui Dez 9 23:01:33 -03 2010

As configurações apresentadas impedem o uso do Classic Server
(DefaultDbCachePages muito alto), pois estão "acertadas" para o SuperServer
(que no seu caso só irá utilizar dois núcleos pois só há duas instâncias).

Isto é o que eu chamo de desperdício de dinheiro. 8 cores, usando 2, com
míseros 8GB de memória (e pelo que vi, até recentemente só tinha 4GB de
ram).

Desculpe o excesso de sinceridade, mas meu desktop de casa (que já está com
mais de 3 anos de uso) tem 4GB de memória.  Hoje um servidor 2x Xeon
Quad-Core com 32GB de ram custa menos de R$ 15 mil. E um 2x Xeon Six-Core
com 64 Gb de ram, com interface de rede 10G, custa menos de 30 mil.

Agora eu estou com pouco tempo para explicar sobre o uso de memória e como
configurar o DefaultDBCachePages, mas sugiro que procure pelas palestras do
FDD (este assunto foi abordado em quase todas as edições por diferentes
palestrantes) ou nos e-mails antigos da lista.

Para usar o classic, você vai ter que deixar o DefaultDbCachePages entre 150
e 200 (se estiver com páginas de 8KB). Mas preste atenção ao LockSemCount e
ao LockMemSize.

Abraço
Eduardo Jedliczka
Apucarana - Pr