[firebase-br] Linux: Firebird CS x SS x NPTL

Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br eniorm em gmail.com
Qui Dez 9 15:22:41 -03 2010

2010/12/9 Eduardo Jedliczka <edujed em gmail.com>

> Opa, agora melhorou...
>
> Se forem 100 usuários por banco... pode comprar mais memória e seja feliz
> com o Classic Server... Com os processadores deste servidor dá para atender
> 400 usuários concorrentes com um banco único entre 20 e 25 GB, ou seja.. só
> falta memória.
>
> Se for apenas 100 usuários (ou seja entre 9 e 10 usuários para cada banco)
> este servidor vai morrer de tédio.
>
> Sendo assim, o padrão do equipamento descarta o uso do SuperServer. Mas
> será
> preciso prestar atenção a alguns parâmetros do firebird.Conf.

> [...]

veja,

[root em gort bancos]# netstat -ant|grep 305|wc -l
125

desconta-se 2 linhas, que são referente ao socket de escuta da porta 3053
(firebird 2.1) e da 3050, temos 123 conexões no momento....

como disse tenho pouco mais de 10 bancos, e seus respectivos tamanhos como
pode ver na listagem abaixo

-rw-rw---- 1 aadmin root 842M Dec  9 15:07 compras.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 5.2G Dec  9 15:07 contabilidade.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 109M Dec  9 15:06 frota.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 595M Dec  8 23:01 gerencial.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root  18M Dec  8 23:01 leis.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 219M Dec  9 15:06 material.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root  57M Dec  8 23:09 ouvidoria.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 108M Dec  9 14:52 patrimonio.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root  14M Dec  8 23:12 prestacao.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root  47M Dec  9 15:06 protocolo.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 3.1G Dec  9 15:07 receitas.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 6.6G Dec  9 15:04 rh.fb2
-rw-r--r-- 1 root   root 2.4G Dec  9 15:07 saude.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 1.1M Dec  9 14:50 sequencia.fdb
-rw-rw---- 1 aadmin root 2.5M Dec  9 14:59 telefones.fdb

o saude.fdb está no momento com quase 40 conexões, os demais bancos ficam na
média de 10~15 usuários.

o firebird.conf (tanto do 1.5 como do 2.1) está com uns ajustes, que no caso
foi feito pela empresa que desenvolve o banco, são estes:

#RootDirectory = alterar para RootDirectory = /opt/firebird2
#DeadlockTimeout = 10 alterar para DeadlockTimeout = 10
#DefaultDbCachePages=2048 alterar para DefaultDbCachePages=8192
#RemoteServiceName = gds_db alterar para RemoteServiceName = fb2_db
#RemoteServicePort = 3050 alterar para RemoteServicePort = 3053

só o RootDirectory que na instalação do 1.5 aponta para a pasta
/opt/firebird, que está instalado o 1.5

meu sonho era por o CS rodando pelo inetd, mas pelo visto vou precisar de
muita ram pra dar conta do recado né, rs

abraço

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eniorm em gmail.com

.: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
Have trouble with Windows - reboot!
Have trouble with Unix - be root!