[firebase-br] Diferença de tamanhop de campo com utf8 x utf16

Luis Rocha luis em hw.ind.br
Ter Dez 7 16:09:29 -03 2010

Estou estudando a migração do código de um sistema para o D2010 usando
Firebird 2.5 e estou tentando compreendendo uma coisa (dentre as várias
questões):

Se o Delphi sempre trata as variáveis String como UTF16 e o Firebird
armazena em UTF8, e considerando que o tamanho do 1o formato, em bytes,
é maior que o do 2o, pergunta:
- Eu ignoro esta diferença ao projetar a base, ou seja, uma cadeia de 30
caracteres em UTF16 no Delphi é armazenada sem perda num campo de tabela
Firebird VarChar[30]?
- Delphi e Firebird se entendem quanto a isto ou devo prever a diferença
ao projetar a base?
- Ou sou eu que não estou entendendo bem a diferença entre os 2
formatos? (e convenhamos, esse Unicode dá uma boa canseira nos miolos)

Obrigado pela ajuda.
Abraços,
Luis Rocha