[firebase-br] Memória do servidor quase no topo com Firebird

Enio Marconcini # www.Enio.Pro.Br eniorm em gmail.com
Seg Dez 6 17:14:30 -03 2010

pessoal,
o servidor de banco de dados que usamos é um HP Proliant, com 2x Xeon Quad
Core 2.0GHz 12MB cache, 4GB de RAM e discos SAS

usava antes Slackware Linux 32 bits, na qual reconhecia somente 3.5GB da
memória RAM, e Firebird 1.5 e 2.1

neste fim de semana estava meio animado e formatei, instalei o CentOS 5.5
amd64, e instalei +4GB de RAM, total 8GB de memória... e esse montante é
totalmente reconhecido pelo OS visto a arquitetura de 64 bits do linux.

Instalei novamente o Firebird 1.5 e 2.1, ambos versão SS, e hoje quando o
pessoal começou a usar o sistema.... fui ver o consumo da RAM,  e estava na
marca de mais de 7000 mb consumidos, sobrando apenas 30 e poucos megas
livres, sendo que o restante consumido, uma boa parte estava marcado como
memória cacheada (livre, mas que já havia sido usava, fica neste estado para
uso futuro)

[root em gort ~]# uname -a
Linux gort 2.6.18-194.26.1.el5 #1 SMP Tue Nov 9 12:54:20 EST 2010 x86_64
x86_64 x86_64 GNU/Linux

[root em gort ~]# free -m
                  total       used       free     shared    buffers
cached
Mem:          7990       7912         77          0        141       7155
-/+ buffers/cache:        615       7374
Swap:         2047          0       2047
[root em gort ~]#

é normal ter um consumo tão alto assim de memória? acho estranho,
principalmente pelo fato que nenhum usuário ligou reclamando de lentidão no
sistema.

Tentei por a versão CS no Linux, mas precisa de diversos ajustes para ambas
instalarem em diretórios diferentes, pois quero ver o desempenho e o consumo
de recursos do servidor, e comparar o SS e CS

abraços

--
ENIO RODRIGO MARCONCINI
gtalk: eniorm em gmail.com

.: FreeBSD -:- OpenBSD -:-Slackware Linux :.
Have trouble with Windows - reboot!
Have trouble with Unix - be root!