[firebase-br] melhor cenário para resolver problemas com transação

Fernando Filho nanfilho em gmail.com
Seg Ago 30 18:46:02 -03 2010

Olá pessoal, peço se possível para me ajudar nesse problema (entrando um
pouco em delphi , espero que não seja muito OFF ^^ )

é o seguinte, tenho um sistema usando componentes da paleta interbase
(famoso ibx)
infelizmente hoje vejo que não foi uma boa, pensei numa coisa pequena (anos
atras), a empresa cresceu pacas, e hoje essa arquitetura está me dando dor
de cabeça, alguns modulos do sistema precisam de um controle real de
transação por questões de segurança e quando tento colocar alguma coisa ,
começam os lock conlifcts, ai tenho q deixar do jeito q tá, mas ai vira e
mexe aparece um caixa com 2 lançamentos iguais (algum erro no meio do
processo e o usuario tenta incluir novamente, como não deu rollback ele
inclui denovo..), fora o acumulo de transações ativas, acontece algumas
vezes por semana de o servidor simplesmente estourar a memoria, e eu ter que
restartar o firebird.

resumo basico: uso o transaction como read commited e commit rettaining em
todo os metodos insert, delete, update do sistema. ok já sei que não é ideal
e estou procurando a melhor maneira pra resolver, por isso peço ajuda aos
amigos do grupo, levando em conta que o sistema é bem grande então para
ajeitar isso imagino que vai ser F*&¨%

enfim, meus cadastro simples são com table (outra porcaria). já pensei até
em trocar a conexão para Dbexpress, mas seria uma manutenção MONSTRO
perderia uns bons meses nisso, se eu tiver como resolver no ibx melhor, mas
se tiver que mudar vo mudar, pois não aguento mais esses problemas.

desculpem o email grande, e agradeço a ajuda desde já :)

--
Atenciosamente
Fernando Filho