[firebase-br] Ajuda com JOIN

Jáber - Cpd Lekagi cpd em lekagi.com.br
Seg Ago 23 11:31:46 -03 2010

Olá pessoal.

Tenho uma tabela de cadastro de clientes(TBL_CLIENTE) e uma tabela com os
telefones dos cliente(TBL_TELCLI).

Utilizo o seguinte comando para listar os clientes em um DBGrid(Delphi)

SELECT

    C.ID_CLIENTE,

    C.RAZAOSOCIAL,

    TEL.TELEFONE,

FROM

    TBL_CLIENTE C

LEFT JOIN

    TBL_TELCLI TEL ON TEL.ID_CLIENTE = C.ID_CLIENTE AND TEL.ID_TIPOTEL = 1

ORDER BY

    ID_CLIENTE

Quando o cliente tem apenas um telefone com o tipo 1 cadastrado funciona
100%.

O problema é que os clientes que tem mais de um telefone com o tipo 1 estão
saindo mais de uma vez na listagem.

Alguém poderia me dar uma dica de como fazer para selecionar apenas uma
linha para cada cliente, independente da quantidade de telefones cadastrados
na tabela TBL_TELCLI ?

Espero ter conseguido me expressar bem.

Grato pela atenção de todos,

Jáber S. C. Lima