[firebase-br] Serviço e Aplicação - Duas instancias do Firebird 1.5.5 no Windows Server 2008 64 bits com TS - Refinamento

Claudir Pereira dos Santos claupers em gmail.com
Qui Ago 19 09:11:59 -03 2010

Bom dia.
Já faz alguns dias que venho realizando testes em nosso servidor com Windows
Server 2008 64 bits com Terminal Service para rodar um Sistema do Datasus
localmente.
O Sistema em questão é o SisMama. Ontem tive êxito e o sistema funcionou
localmente. Quanto estou na maquina e faço acesso localmente funciona
perfeitamente.
Para que isso fosse possível, primeiro instalei o firebird 1.5.5 como
aplicação na seguinte pasta:

C:\program files (x86)\firebird\firebrid_1_5AP

Notem que coloquei as letras "AP" no final.

Com isso consegui abrir o programa do Datasus, o SisMama sem problemas
localmente. A questão é que era necessário serviço rodando para que os
clientes conseguissem acessar mesmo sem um usuário logado do servidor. O
acesso local só é necessário para atualizações, fazer cópia de segurança e
para fechar a fatura no final do mês.
Dessa forma instalei o serviço da seguinte forma. Executei o instalador e
mantive a pasta padrão e só desmarquei a opção de usar o guardian, uma vez
que ele já está sendo usado pela instalação como Aplicação.
Alterei então o arquivo c:\Windows\System32\drive\etc\services e coloque
duas linhas no final da seguinte forma:

gds_db  3050/tcp
gds_db1 3051/tcp

No arquivo firebird.conf da instalação como serviço, alterei os parâmetros
abaixo da seguinte forma:

RemoteServiceName = gds_db1
RemoteServicePort = 3051

O ipcname tentei da seguinte forma:

IpcName = FirebirdIPI
ipcName = Firebird
ipcName = Global\FirebirdIPI
ipcName = Gobla\Firebird

Localmente o Sistema funcionou sem problemas, mas ao se tentar acesso via TS
estou tendo o seguinte erro:

cannot attach password database

Se dou shutdown na aplicação o sistema abre via TS se eu alterar a string de
conexão colocando o parâmetro localhost ou IP da máquina na string. Só que
com isso não é possível realizar as cópias de segurança.
Tenho outras aplicações desenvolvidas em Delphi que usam o firebird,
instalados na mesma máquina que funcionam sem problemas.
Alguém saberia o que pode haver de diferente no sistema de acesso a base da
dados que cause esse erro?

Cordialmente;

Claudir Pereira dos Santos