[firebase-br] RES: FIB Plus ou IBO x FB 2.5

Reinaldo diasmartins em gmail.com
Ter Ago 17 10:09:35 -03 2010

Apesar de estar no tópico errado, acho que você quis perguntar como
fazer para disparar o processo de Garbage Collection.

Isso é feito automaticamente pelo Firebird.
No Firebird 2.0 existem 3 maneiras do Firebird fazer isso:
- Da Forma Backgroud: Onde a transação que encontra o "lixo" avisa a
thread de Garbage passando para ela as páginas que contém o espaço que
precisa ser limpo (ou liberado).
- Da Forma Cooperativa: Onde a transação que encontra o "lixo" é
responsável por liberar esse espaço a ser utilizado.
- Da Forma Mista: É feita das 2 formas anteriores.

Esse configuração é determinada no Firebird.conf no Parâmetro CGCPolicy.

O Garbage Collection também é feito durante o processo de sweep
(normalmente setado a cada 20.000 transações.

Porém é possivel disparar o sweep através do Gfix.

gfix -sweep -user SYSDBA -password masterkey banco_de_dados.gdb

Caso estiver errado, favor façam as correções necesárias

Att

Reinaldo