[firebase-br] Meio off topic

Elton da Motta Barbosa embarbosa em gmail.com
Seg Ago 2 10:48:40 -03 2010

>Marcelo Geyer:
>Não quero gerar flames aqui, sei que a maioria aqui desenvolve em delphi, e
>delphi não é bem uma linguagem de programação. Delphi é framework com IDE
>RAD integrado para pascal.

Vamos explicar o negócio direito. Assim como Eclipse não é uma
linguagem, Visual C++ não é linguagem,
Delphi é uma IDE (framework não é não! .Net é um framework, mas Delphi
não). A linguagem é conhecida como Object Pascal.
No entanto, praticamente todo mundo menciona que programa em Delphi
assim como dizem que programam em Visual Studio.

> Atualmente utilizamos o Firebird e o  Delphi para o desenvolvimento de
> aplicações comerciais (PDV, Nf-e...),

Tome cuidado então com desenvolvimento PHP. Muitos desses softwares,
em especial o PDV, dependendo de onde você more não pode funcionar
exclusivamente em rede, e isso talvez se torne muito difícil de ser
implementado.

Se querem uma RAD, com baixo custo de recursos pro cliente, permaneçam
no Delphi.
Se querem uma linguagem de desenvolvimento portável para linux, talvez
devam olhar o Lazarus e o Delphi 2011.
Ou troquem logo para C++.
Se querem uma que funcione no browser, PHP, Python ou mesmo o Delhpi
(pois ele pode gerar arquivos exe tipo CGI...).
Se querem liberdade, não se prendam a uma linguagem só. Usem a melhor.

Todas as empresas que trabalham com Delhpi estão passando por essa
fase. Algumas mudam e ficam felizes com o resultados, outras se
arrependem.
Enfim, vocês devem escutar outros sim, mas não se esqueçam que
precisam olhar a SUA empresa, a SUA região, o SEU mercado,  os SEUS
objetivos, etc...