[firebase-br] Meio off topic

Marcelo Geyer estanisgeyer em gmail.com
Seg Ago 2 10:13:50 -03 2010

Olá,

Caro, java e c++ são muito parecidos, o problema é que em c++ deve haver
mais cuidados com ponteiros, pois senão você terá muitos memory leaks e
problemas de crash no seu sistema. C++ é muito mais rápido que java em
muitos aspectos, há algumas operações específicas que java é melhor, mas são
poucas, porém são linguagens que a "codificação" (se é esse o termo correto)
são bem semelhantes e chegem bem perto de PHP para quem conhece php. Faço
esse comparativo com PHP porque delphi está bem longe da codificação do PHP.

Não quero gerar flames aqui, sei que a maioria aqui desenvolve em delphi, e
delphi não é bem uma linguagem de programação. Delphi é framework com IDE
RAD integrado para pascal. Apesar de ser muito prático, deixa o
desenvolvedor bem engessado (qual o programador em delphi que não ouviu
isso...). Independente da linguagem que você for apostar, vai existir uma
curva de aprendizado.

Python é uma linguagem ótima, feito para escrever de forma simples e
objetivo, em poucas linhas, um código para ser funcional. Na maioria das
vezes, aquilo que você escreve em 20 linhas em uma outra linguagem, pode ser
escrito em 10 em python. Coloquei esse "pró" do python, mas não desenvolvo
nessa linguagem.

Sugestão? Se programa bem em delphi e tem interesse em programar
multiplataforma, porque não aguardar mais um pouco? A embarcadero está com
planos para tornar o delphi multiplataforma, assim como é o Qt4. Só espero
que não deem a mancada como a Borland deu no extinto Kylix.

Bem lembrado, há o Lazarus, multiplataforma, linguagem pascal assim como o
delphil...

Abraços,

Marcelo E. Geyer