[firebase-br] Problemas com desempenho em query na versão 2.1

Rodrigo Teodoro teodoro_rodrigo em ig.com.br
Qua Abr 28 09:34:43 -03 2010

Bom dia,

Problemas com desempenho em query na versão 2.1!

Estou tendo um problema estranho, com uma query de média complexidade no
Firebird 2.1. A mesma query que é executada rapidamente(~2 segundos) na
versão 2.0.3, na versão 2.1 demora em média 1 minuto. Ao verificar pelo
Ibexpert o porque da demora, nota-se que 10 milhoes de registros não
indexados, enquanto na versão 2.0 não existe registro não indexado.
A query utiliza join e left joins.

O que será que está ocorrendo nesta nova versão (tanto super server
quando embedded), será um bug?

Nos clientes, eu utilizo a versão embedded 2.0.3, e estou recebendo
reclamações que depois de algum tempo (~1 mês uso casual) o banco fica
muito lento para consultas mais complicadas, tendo que gerar um banco
novo para o cliente. Será que tem algo relacionado ao problema acima?

Alguém já passou por isto?

Obrigado,

Rodrigo Teodoro