[firebase-br] Lentidão no acesso remoto

Marco Antonio Abreu mabreu.ti em gmail.com
Sáb Abr 3 19:54:12 -03 2010

Marcio,

acho q vale a pena fazer uns testes com o Postgres e o MySQL. Mas acredito
que seu problema não está no BD. Quando o SGBD está local o desempenho é
muito bom. No entanto quando está em outra máquina, especialmente quando em
uma WAN, o desempenho cai muito com todos os bancos de dados. Pode ser que
suas queries necessitem de uma otimização ou ainda que sua aplicação esteja
trazendo mais dados que o necessário, o que acho mais provavel. Verifique se
sua aplicação está trazendo sempre a menor quantidade possível de dados e
sempre no último momento possível. Muitas vezes fazemos processamentos
locais que podem ser feitos no SGBD, o que pode significar que a aplicação
esteja recuperando mais dados que o necesário. por exemplo, uma rotina local
que faz o somatório de vários valores em várias linhas no lugar de uma query
com um SUM. A segunda forma é mais rápido pq transfere menos dados pela
rede.

Por falar em rede, em se tratando de sistemas comerciais em rede, o gargalo
será sempre a rede e o BD. Geralmente nessa ordem. Então quantos menos dados
transferidos melhor.

Espero ter ajudado,

abs

Marco Antonio Abreu