[firebase-br] Duvidas em procedimentos

Ter Set 15 10:46:36 -03 2009

Bom dia/tarde Humberto.

Grande Humberto, vamos imaginar que você deseja criar um novo domínio que
represente um valor lógico, do tipo "sim" (S) ou "não" (N), sendo
representado por um CHAR(1) e que seja obrigatório.

Criariamos esse novo domínio com o seguinte comando:

CREATE DOMAIN SIM_OU_NAO CHAR(1) NOT NULL;

Mas seria interessante que também informassemos o valor inicial, por
exemplo, com 'N':

CREATE DOMAIN SIM_OU_NAO CHAR(1) DEFAULT 'N' NOT NULL;

Também seria importante que garantíssemos que os únicos possíveis valores
fossem 'S' ou 'N':

CREATE DOMAIN SIM_OU_NAO CHAR(1) DEFAULT 'N' NOT NULL CHECK(VALUE
IN('S','N'));

Caso você desejar informar um conjunto de caracteres e uma colação, também é
possível, como no seguinte exemplo:

CREATE DOMAIN NOME_GENERICO CHARACTER SET ISO8859_1 VARCHAR(30) NOT
NULL COLLATE
PT_BR;

Para utilizarmos um domínio, precisamos apenas informá-lo como tipo do
campo, como por exemplo:

CREATE TABLE USUARIOS(........, BLOQUEADO SIM_OU_NAO, .....);

Dessa forma, o campo "BLOQUEADO" será criado conforme está especificado o
domínio SIM_OU_NAO, obedecendo também as suas regras.

Caso você altere o domínio SIM_OU_NAO (ALTER DOMAIN SIM_OU_NAO VARCHAR(1)
....), todos os campos criados nesse domínio serão automaticamente
alterados.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D