[firebase-br] Duvidas em procedimentos

Joao Batista Santos mrjbs em ig.com.br
Seg Set 14 22:44:06 -03 2009

Opa Humberto
tentarei te ajudar,
provavelmente outros amigos da lista terão melhores definições

Domain - Domínios
É bem provável que ao desenvolver um Sistema, voce terá que repetir
um mesmo "Tipo de dado", várias vezes em diferentes Tabelas  do seu Banco
Então vc cria um padrão (um domínio) para este tipo dedado.
Qual a vantagem ?
- Quando voce usa um Domínio, ao precisar alterá-lo,
voce não precisa alterar nas várias tabelas onde ele é utilizado
- altera o domínio e TODAS as Tabelas estarão atualizadas
Exemplo:
Certamente Voce precisará de um campo tipo NUMERIC(9,2) para
armazenar valores financeiros então voce cria um Domain "VLR_REAL
NUMERIC(9,2)"
e o utliliza na elaboração da estrutura de TODAS as tabelas do seu Banco
Se por acaso precisar mudar para  NUMERIC(15,4) : MUDE o Domain e todas
as Tabelas onde este Tipo foi utilizado , estarão atualizadas
Triggers - Gatilhos
Podem ser "disparados"  antes , durante ou depois de qualquer ação que
afete o Banco de dados
Poe exemplo:
Voce pode disparar uma trigger (um gatilho) antes de inserir uma linha em
qualquer tabela que tenha uma coluna que controle um número sequencial
que não possa ser repetido ( ID )
NESSE CASO JUNTAMENTE COM UM GENERATOR
que é o armazenador da última linha da tabela

Sugiro leitura de livro básico sobnre Firebird, muitos a preços acessíveis