[firebase-br] UMA DUVIDA

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Qui Set 10 14:48:34 -03 2009

2009/9/10 Oscar Gomes <oscar.gcn em gmail.com>:
> Lendo algumas apostilas sobre firebird e SQL, verifiquei clausulas do tipo
> INSERT INTO dão como exemplo, nomes dentro de aspas. Pergunto: Eu posso
> determinar que o que eu quero refere-se a uma variavel? isto é, deixando a
> qualquer momento, via programa, incluir o que quiser?

Claro, são chamados de parâmetros. A sintaxe depende da linguagem que
você usará.
Dentro de uma procedure sql você usa o símbolo de dois pontos (:) para
determinar um parâmetro:
insert into tabela(campo) values (:param)
Com o delphi é a mesma coisa.

Com linguagens .net o símbolo usado é o arroba (@):
insert into tabela(campo) values (@param)
Outras linguagens podem ter outra sintaxe.

E isto também vale para qualquer outro comando. Por exemplo:
select nome from clientes where codigo=:param

hth,
--
Douglas Tosi
www.sinatica.com