[firebase-br] Qual a melhor alternativa?

Reginaldo Martins Costa rmc1701e em ig.com.br
Qui Set 10 10:18:51 -03 2009

Olá colegas.

Estou com uma dúvida conceitual e gostaria da opinião de vocês.

Tenho uma tabela de movimento da tesouraria que armazena movimentações de
Débito e Crédito em Caixas ou Contas Correntes. A chave da tabela é Data +
Sequencia.

O que seria melhor:
1. Ter nesta tabela os campos de Caixa e Conta Corrente
(banco/agência/conta) e deixar um ou outro nulo dependendo de qual local foi
movimentado.

2. Criar 2 tabelas filhas, sendo:
  -MovimentoCaixa: Data + Sequencia + Caixa
  -MovimentoContaCorrente: Data + Sequencia + Conta
 E carregar uma ou outra tabela dependendo de qual local foi movimentado.

Eu fiz o sistema baseado na 1a. alternativa (aceitando campos nulos, porem
com integridade relacional com as tabelas de Caixa e Conta Corrente), mas
agora estou realmente em dúvidas se esta é a melhor solução. E me vi com a
necessidade de colocar mais 2 campos na tabela de movimento da tesouraria:
Classificação de Despesa e Classificação de Receita, sendo que SEMPRE 1
destes campos estará nulo. Seria uma alternativa melhor criar 2 tabelas
filhas do tipo: SaidaTesouraria e EntradaTesouraria?

Agradeço as opiniões!