[firebase-br] Se o FIREBIRD não fosse gratuito já tinha desistido.

Qua Set 9 15:39:02 -03 2009

Não considero isso um "bug". Acontece que pra fazer essa alteração, o
IBExpert manipula diretamente as tabelas de sistema. Qualquer tipo de
manipulação das tabelas de sistema é perigosa, e só deve ser feita se
a pessoa sabe o que isso pode afetar.

Diminuir o tamanho de um campo, quando já se tem informação que
ultrapassa o novo tamanho, é obviamente uma operação que vai dar
problemas, e portanto, não deve ser realizada. Se a tabela estiver
vazia, ou não tiver informações maiores do que o novo tamanho, não
daria problema.

Em suma, o desenvolvedor deve assumir os riscos sabendo o que está
fazendo, ou então não fazer via manipulação de tabelas de sistema.

PS: Nas opções do IBExpert, vc pode marcar pra ele não alterar as
tabelas de sistema na edição dos domínios.

[]s
Carlos H. Cantu

KZMag> Como eu havia dito o IBExpert é o melhor mesmo mas tem algusn bugs quer
KZMag> testar ?

KZMag> Cria uma tabela adiciona um campo NOME VARCHAR(120) da um commit inclui
KZMag> alguns dados com tamanho 120 e depois altera o tamanho da tabela pra 60
KZMag> pronto danifica o teu banco.

KZMag> O FlameRobin dá uma memsangem de erro falando que não é possivel fazer está
KZMag> alterção assim como o  Database Workbench Pro 3 que tem um porrada de bugs
KZMag> tenho usado os 3 assim como o Cantu indicou.

KZMag> []s,
KZMag> Kelsie