[firebase-br] PRECISO DE AJUDA

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Sex Set 4 10:11:58 -03 2009

Bom dia/tarde Oscar.

Acredito que os livros criados pelo nosso grande amigo Carlos H. Cantu sejam
a melhor escolha.

Também encontrei uma página com alguns assuntos sobre o Firebird, com um
mini-curso de SQL focado nele:
http://www.rgou.net/site/doku.php/cursosql:inicio#curso_sql

O grande problema, no seu caso, é saber que recursos o COBOL de DOS que você
utiliza tem para acrescentar mais "poderes para-anormais". :D

Sinceramente, eu te aconselho a partir para outra linguagem de programação.

Das atuais, ainda sou mais o Delphi, e é ela que te aconselho.

Apesar do Lazarus ainda "ter muito feijão com arroz p/ comer", já está
chegando em uma situação muito interessante, apesar de ainda gerar
executáveis imensos para coisas simples, mas é muito importante ficar de
olho nele. O "danado" promete.

Se você for para o Delphi, primeiro aprenda Pascal puro mesmo. Digo isso
porque a grande maioria dos cursos de Delphi nunca começam pelo caminho
certo, que seria a própria sintaxe da linguagem. Já entram direto na parte
visual, e aí você vai fazendo tudo sem saber exatamente o que está fazendo,
nem como realmente funciona por dentro.

Boa sorte em sua jornada, e pode contar comigo p/ te ajudar no que eu puder.