[firebase-br] RES: SELECT INTO

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Qui Set 3 14:20:00 -03 2009

Bom dia/tarde Luis.

Grande Luis, geralmente encontramos essa opção "use all space" na maioria
dessas ferramentas de gerenciamento de bases de dados em Firebird, como o IB
Expert e o FlameRobin.

Usando o utilitário GBAK do próprio Firebird, podemos acionar essa opção,
infomando a opção "-USE_" (com o caracter de sublinhado aṕos o "USE" mesmo).

Posso até não estar utilizando a melhor combinação de opções no momento de
gerar os backups e restaurá-los, mas via GBAK eu uso as seguintes opções:

1 - Gerando o backup:

GBAK -B -CO -IG -L -T -V -USER usuário - PAS senha nome-da-base-de-dados.fdb
nome-do-backup.fbk

Onde:

-B -> Gerar backup.
-CO -> Arquivos externos são convertidos para tabelas internas.
-IG -> Ignora os erros encontrados nas verificações das páginas (checksums).
-L -> Ignora as transações que estão na zona do limbo (não foram efetivadas
nem canceladas ainda).
-T -> Gera o backup em um formato "transportável", me permitindo restaurá-lo
em outras plataformas (Windows, Linux, etc...).
-V -> Informa cada ação que está sendo executada, para que eu possa ver o
que está acontecendo.
-USER -> Informa o nome do usuário de banco a ser utilizado.
-PAS -> Informa a senha de acesso daquele usuário.
nome-da-base-de-dados.fdb -> Nome da sua base de dados da qual será gerado o
backup.
nome-do-backup.fbk -> Nome do arquivo que conterá o backup gerado.

2 - Restaurando o backup:

GBAK -P 16384 -REP -USE_ -V -USER usuário - PAS senha nome-do-backup.fbk
nome-da-base-de-dados.fdb

Onde:

-P -> Informa o novo tamanho de cada página (16384 = 16Kb).
-REP -> Restaura o backup sobre uma base de dados já existente,
sobrepondo-a.
-USE_ -> Não reserva o espaço para os "registros deltas", deixando a base de
dados com o menor tamanho possível.
[...]
nome-do-backup.fbk -> Nome do arquivo que contém o backup a ser lido.
nome-da-base-de-dados.fdb -> Nome da sua base de dados que será restaurada.

Caso a sua base de dados ainda não exista, substitua a opção "-RES" por "-C"
e a nova base de dados será gerada a partir do backup informado.

No caso do IB Expert, acionando a opção "Services", e dentro dela, a opção
"Backup Database".

Nesse momento, aparecerá a janela de opções de backup, conforme é mostrada
na seguinte página: http://ibexpert.net/ibe/index.php?n=Doc.BackupDatabase

Eu marco apenas as seguintes opções: "Ignore checksums" (-IG), "Ignore
transaction in limbo" (-L), "garbage collection" (não informa a opção -G) e
"convert to tables" (-CO), deixando as outras opções desmarcadas. Também
seleciono o formato "Transportable" (-T).

Para restaurar, acionando a opção "Services", e dentro dela, a opção
"Restore Database".

Nesse momento, aparecerá a janela de opções de backup, conforme é mostrada
na seguinte página: http://ibexpert.net/ibe/index.php?n=Doc.RestoreDatabase

Eu marco apenas as seguintes opções: "Replace existing database" (-REP) e
"Use all space" (-USE_), deixando as outras opções desmarcadas. Também
informo que desejo páginas com 16Kb de tamanho (-P 16384).

No caso do FlameRobin, procuro definir as opções equivalentes ao IB Expert.

Se essa é a melhor combinação de opções, eu não sei, mas está atendendo
perfeitamente as minhas necessidades.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D