[firebase-br] RES: Res: Testar integridade do banco ?

Rodrigo dominio em engeplus.com.br
Sáb Out 31 16:41:08 -03 2009

Boa tarde.
Nao sei se é a melhor maneira, mas faço pela aplicação mesmo. faço assim

     Log.Lines.Add('Verificando Integridade dos dados...');

     Tabelas:= TStringList.Create;

     IBDataBase1.Close;
     IBDataBase1.DataBaseName:= DMX.IBODataBase1.DataBaseName;
     IBDatabase1.Open;

     IBDatabase1.GetTableNames(Tabelas, false);

     for i:= 0 to Tabelas.Count - 1 do begin  //verifica se tem algum erro
em alguma tabela
     Application.ProcessMessages;
     IBOutros3.Close;
     IBOutros3.SQL.Clear;
     IBOutros3.SQL.Add('Select * from '+ Tabelas.Strings[i]);
     IBOutros3.Open;
     end;

     Tabelas.Free;

     IBDatabase1.Close;

O que faz é abrir todas as tabelas, e tiver algum erro bloqueia, geralmente
os erros que peguei ao abrir a tabela ja acusa o erro,

outro detalhe que aconselho a fazer é logo após ao backup realizar um
restore de teste, se no restore algo der errado exibir uma mensagem de erro,
pois ja peguei backups que nao abriram.

Espero ter ajudado,

Rodrigo