[firebase-br] RES: RES: Servidor Linux com Firebird?

PV - LVSoft paulovale em lvsoft.com.br
Sex Out 23 15:15:05 -03 2009

Caro Alexandre,

Obrigado pelo esclarecimento e entendo que o assunto apenas surgiu por causa
da dúvida do nosso amigo Felix quanto a Servidores Linux com o Firebird (que
de fato é o grande propósito desta lista.)

Estamos todos aqui para aprender e diminuir o tempo de nossa programação com
problemas já vividos por outros membros.

Como sou novato na discussão embora antigo na programação com Delphi +
Firebird peço desculpas se estou causando maiores problemas para a
comunidade. E gostaria de saber o que é PVT.

Att.
Paulo Vale

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Alexandre Pereira Bühler
Enviada em: sexta-feira, 23 de outubro de 2009 14:54
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Servidor Linux com Firebird?

Apesar de GNU/Linux estar fora do escopo da lista. Envolve de certa
maneira Firebird.
Então vamos lá!

"2º - Qual a versão do Linux que você sugere e o que mais eu precisarei?"

Se você é novato no GNU/Linux sugiro Mandriva, Ubuntu e outros. Será
mais fácil a administração.
Se é mediano em GNU/Linux e quer algo que tenha mais pacotes compilados
vá de Debian.
Se é mediano/expert e quer algo mais enxuto, configurável via texto  e
de boot rápido instale Slackware.
Obs: Nada impede um novato de usar Slackware, outras distribuições ou de
customizar uma distribuição para ficar enxuta e com boot rápido.
Gnu/Linux é tudo igual somente muda as ferramentas de configuração de
cada distribuição.
Eu sempre uso Debian ou Slackware.
Procure trabalhar com os pacotes .tar as distribuições as vezes demoram
a lançar correções ou trabalhar com as últimas versões do Firebird.

"1º - Estou pensando em mudar meu servidor NT Windows com Firebird para
Linux
com Firebird. Vale apena realmente? A performance é melhor? O servidor
garante maior segurança dos dados? Poderei plugar até quantas máquinas neste
servidor? A configuração é complexa ou simples?"

Sim, pessoalmente, acho que vale a pena mudar. Achei a perfomance
melhor. As querys retornam resultados mais rápido e etc.
No quesito segurança: Tanto GNU/Linux quanto Windows NT mal configurados
não oferecem segurança nenhuma.
Então segurança é um fator ligado a sua experiência em configurar o sistema.
Mas de um modo geral posso dizer que GNU/Linux é bastante seguro.
Trabalho com Servidores  GNU/Linux desde 1998 nunca tive problemas.
Configuração complexa ou simples seja em windows ou GNU/Linux está
ligado ao fator experiência.
Para mim, hoje, configurar um servidor GNU/Linux é simples e rápido. No
ínicio pela falta de experiência era o terror.
Posso dizer que no Windows NT foi a mesma coisa.
Pode plugar quantas máquinas quiser não há licenças que limitem a
quantidade de máquinas.
Mas lembre-se que mesmo em windows o hardware pode ser um fator limite
para quantidade de máquinas.
Então tenha um bom hardware e terá muitas máquinas "dependuradas" em um
servidor GNU/Linux sem custos adicionais com licenças.
Se possível trabalhe com uma distribuição 64bits.

Sucesso em seu empreendimento.
Sugiro que este tópico continue em PVT com os interessados.
Um boa tarde a todos.

--
Alexandre Pereira Bühler
Linux

Simão & Bühler Ltda (Infobrindes)
Instalação, manutenção e venda de servidores GNU/Linux.
http://www.simaoebuhler.com.br
alexandre em simaoebuhler.com.br
Telefone: (41) 3538-5428

Infobrindes (Simão & Bühler Ltda)
Brindes e material promocional.
http://www.infobrindes.com.br
alexandre em infobrindes.com.br
Telefone: (41) 3532-5428

PV - LVSoft escreveu:
> [...]
>
> 2º - Qual a versão do Linux que você sugere e o que mais eu precisarei?
>
> Desde já fico muito grato pela atenção e o auxílio dado a comunidade.

Em

http://www.windowslive.com.br/celular/home.asp?utm_source=MSN_Hotmail&utm_me