[firebase-br] [Meio Off] Problemas com UDF

Juliano Ribeiro julianopauloribeiro em gmail.com
Sáb Out 17 13:06:04 -03 2009

Bom dia a todos

Eu coloquei o tópico como meio off, por que o problema é com IB6 e não
com Firebird, mas como acredito que todos aqui tenham experiência
nesse banco também, poderão me ajudar a achar a solução.
O problema é o seguinte: não consigo usar UDF no IB6. Eu criei uma DLL
em Delphi para teste, copiei o arquivo em C:\Arquivos de
programas\Borland\InterBase\UDF, criei a chamada no banco e recebo
sempre o seguinte retorno:

An error was found in the application program input parameters for the
SQL statement.
Dynamic SQL Error.
SQL error code = -804.
Function unknown.
GETTESTE.

Seguem os códigos escritos:

--- Delphi:
library funcoesIB;

uses
  SysUtils,
  Classes,
  unFuncoes in 'unFuncoes.pas';

exports
  Teste;

begin
end.

--- A Unit de funções
unit unFuncoes;
interface
   function Teste: String;
implementation
function Teste: String;
begin
   Result := 'Teste';
end;
end.

--- Dentro do banco, criação da chamada
DECLARE EXTERNAL FUNCTION getTeste
RETURNS CSTRING(10) FREE_IT
ENTRY_POINT 'Teste' MODULE_NAME 'funcoesIB'

--- Chamada na SQL
select getTeste() from rdb$database

Quem puder me ajudar, vai ter minha eterna gratidão

Juliano P. Ribeiro
www.w3host.com.br