[firebase-br] Select desprezando os acentos

Paulo pauloobh em oi.com.br
Qua Out 14 18:40:45 -03 2009

vc esta usando o delphi
pode fazer uma seletc assim

Select * From Cliente Where Nome Like :Nome1 or Nome Like :Nome2

ClientDataSet.params.ParamValues['Nome1']:= TEdit.text;
ClientDataSet.params.ParamValues['Nome2']:= TiraAcento(TEdit.text);

ai vc cria uma função para tirar o acento

se a pessoa digitar com ou sem acento não vai fazer diferença por ele vai
buscar pelos dois paramentros.

----- Original Message -----
From: "Hélio Oliveira" <hpensador em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, October 14, 2009 8:44 AM
Subject: Re: [firebase-br] Select desprezando os acentos

Em 09/10/2009 11:49, Pedro Paulo Ribeiro Kappaum escreveu:
> Senhores,
>
>    Gostaria de informações de como fazer um select em minha aplicação,
> mas que pesquise palavras com e sem acento.
>
>    Ex. Edit1.text = 'João Luiz'
>
>    Retorno = JOÃO LUIZ CUNHA
>                   JOAO LUIZ MATOS
>                   João Luíz...
>
>    Algém tem alguma sugestão ??

Bom dia Pedro!

Para solucionar este seu problema você terá que definir um conjunto de
CharSet/Collate que seja compativel com nosso idioma. Eu utilizo o
conjunto CharSet Win_1252 Collate Win_ptbr há muito tempo e tem mim
atendido muito bem.

Procure ler um pouco sobre CharSet/Collate e irás entender o porque dos
fatos.

No site da própria Firebase você encontrará farto material a respeito.
Te indico ainda os livros do nosso mestre Carlos Cantu "Firebird
Essecial / Firebird 2 - O Banco de Dados do novo milênio" que em um dos
dois, não lembro especificamente qual, tem capitulos especificos
tratando deste assunto.

--
[]'s,

Hélio Oliveira