[firebase-br] Select desprezando os acentos

Hélio Oliveira hpensador em gmail.com
Qua Out 14 08:44:15 -03 2009

Em 09/10/2009 11:49, Pedro Paulo Ribeiro Kappaum escreveu:
> Senhores,
>
>    Gostaria de informações de como fazer um select em minha aplicação,
> mas que pesquise palavras com e sem acento.
>
>    Ex. Edit1.text = 'João Luiz'
>
>    Retorno = JOÃO LUIZ CUNHA
>                   JOAO LUIZ MATOS
>                   João Luíz...
>
>    Algém tem alguma sugestão ??

Bom dia Pedro!

Para solucionar este seu problema você terá que definir um conjunto de
CharSet/Collate que seja compativel com nosso idioma. Eu utilizo o
conjunto CharSet Win_1252 Collate Win_ptbr há muito tempo e tem mim
atendido muito bem.

Procure ler um pouco sobre CharSet/Collate e irás entender o porque dos
fatos.

No site da própria Firebase você encontrará farto material a respeito.
Te indico ainda os livros do nosso mestre Carlos Cantu "Firebird
Essecial / Firebird 2 - O Banco de Dados do novo milênio" que em um dos
dois, não lembro especificamente qual, tem capitulos especificos
tratando deste assunto.

--
[]'s,

Hélio Oliveira