[firebase-br] Conexão MySQl com DB remoto

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Sáb Out 10 05:30:13 -03 2009

Bom dia/tarde Roberto.

Grande Roberto, no seu caso, você tem que ver como você pode acessar a
sua base de dados (schema) de mysql por dentro do seu domínio/site.

Por exemplo, no meu site, quando eu criei uma nova base de dados em
mySQL, as informações do hostname, usuário e senha que eu deveria
utilizar na função "mysql_connect" do PHP foram fornecidas assim que eu
criei a base de dados. E são essas mesmas informações que utilizaríamos
em uma aplicação em Delphi, como em qualquer outra linguagem de
programação que consiga acessar o mySQL.

A grande questão é se a porta servidora do mysql, naquela máquina
servidora onde o mysql está sendo executado, está ou não acessível de
fora daquela rede interna.

Se estiver acessível, então você pode utilizar exatamente aquelas mesmas
informações de hostname, usuário, senha e nome da base de dados (schema)
na sua aplicação em Delphi.

Mas se não estiver acessível de fora, aí você terá que inventar uma
"ponte de dados", que poderia ser apenas um ou mais programas em PHP
mesmo, que leriam os dados desejados de sua base em mySQL e os
exibisse/exportasse em uma página HTML ou um arquivo TXT mesmo, por
exemplo, e dessa forma, a partir de sua aplicação em Delphi, você
poderia acessar aquela página ou arquivo texto, fazer o download do
arquivo, ler os dados do arquivo baixado e importá-los em sua nova base
de dados.

Essa "técnica" (ou como chamamos aqui em Recife/PE: "pulo de gato"),
serviria também nos dois sentidos, ou seja, você também poderia criar um
ou mais programas em PHP que receberiam dados a serem importados na sua
base de dados em mySQL, hospedada no seu domínio. Nesse caso, sua
aplicação se passaria por um navegador web, acessando aquela(s)
determinada(s) página(s) em PHP e enviando os dados via "inputs" como em
uma página comum, acessando de dentro do PHP pelo $_REQUEST, por exemplo.

Ou seja, existem várias maneiras. Use sua criatividade. Tudo isso aqui
são apenas meras sugestões.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D