[firebase-br] Como poderia criar usuário usando SQL?

Fellipe Henrique fellipe.h em uol.com.br
Sex Out 2 09:37:26 -03 2009

Amigos, tenho a função do IBExpert, que gera o log de todas as
modificações nas tabelas... gerando um bom log de auditoria... porém ele
grava o nome do usuario logado no banco.. e nao do meu sistema... claro!

Daí, pensei no seguinte... ao cadastrar um usuário no sistema,
automaticamente criar o usuario de mesmo nome no banco, e dar poder de
SYSDBA para ele..

Minhas perguntas (dúvidas) são:

1) Existe problema, um banco com vários usuários?
2) Poderei excluir um usuario?
3) As alterações que um usuario faz no banco, fica visivel após o
commit, para todos os usuários?
4) E o mais importante: posso criar usuario via comando SQL? Pois as
maquinas não tem acesso fisico ao servidor,somente via tcp/ip

Obrigado a todos

[]s
Fellipe H.