[firebase-br] Obter valores das colunas NEW e OLD nas triggers de forma dinâmica

Richard Brosler richard.brosler em gmail.com
Sáb Nov 28 12:26:27 -03 2009

Olá Pessoal, haveria a possibilidade de obter nas triggers os valores dos
campos com os prefixos NEW ou OLD de forma dinâmica dentro de um gatilho.

Por exemplo a tabela:

condicoes_pgto
codigo integer (pk)
dia01 integer
dia02 integer
dia03 integer
dia04 integer
dia05 integer
dia06 integer
dia07 integer

no gatilho colocaria assim:

create trigger trg_condicoes_pgto for condicoes_pgto active before insert
position 0 as
 declare variable dia integer;
begin
  dia=1;
  while dia<8 do
    begin
      New."dia0"||dia=coalesce(New."dia0"||dia,0); coloquei dessa forma pois
não sei como fazer isso de forma dinâmica
      dia=dia+1;
    end;
end;

Na verdade coloquei uma suposição para a utilização, o que estou tentando
fazer é uma trigger padrão para poder ser utilizada em qualquer das minhas
entidades.
Há esse recurso disponível no firebird? tentei com rdb$get_context e
rdb$set_context, mas não consegui nada. :s

Abraços,

Richard Brosler.