[firebase-br] C++ Builder 2010 + IBX + FB 2.1

Douglas Rafael forum_firebird em daunebr.com
Ter Nov 17 11:52:07 -03 2009

Olá a todos. É a primeira vez q posto neste lista. Desde já agradeço a todos
pela atençao.

Eu desenvolvi uma aplicacao simples 2 anos atras usando C++ 6 (BCB6), usando
TIBClientDataSet, IBX 6.11. Neste ano resolvi baixar uma versao demo do C++
Builder 2009. Como nao tinha mais o componente IBClientDataSet, modifiquei
todas as units pra usar o conjunto IBQuery+DataSetProvider+ClientDataSet.

Devido ao fato de que a versao demo dura somente 30 dias, dei um jeitinho de
extender por uns 6 meses...rsrs. Bom, finalmente consegui comprar a versao
2010, profissional (nao a Architect).

Ele dá um erro estranho: catastrophic failure.

IBQuery.SQL = "SELECT * FROM MYTABLE WHERE ID=9999";

O codigo é simples:

ClientDataSet.Close();
IBQuery.Close();
IBQuery.Open(); // O codigo 9999 nao existe na tabela, mas nao da erro,
apenas retorna vazio.
ClientDataSet.Open();  // Aqui dá a "Catastrophic Failure". Se eu colocar um
ID que existe, sem problemas.

Bom... é aqui q preciso de ajuda:

* Será que isto é um bug do IBX do 2010?
* Será que o IBX do 2010 funciona realmente com o Firebird 2.1 ou eles estao
fazendo isto somente pra obrigar o camarada a comprar o Interbase?
* Uso o Firebird 2.1 instalado na minha maquina windows vista e o servidor
tb é firebird 2.1, porem linux. 2 anos funcionando muito bem por sinal.
* Será que devo realmente comprar/usar um componente de terceiros? Se sim,
alguma sugestao?
* A minha versao do C++ Builder 2010 é a Professional, ou seja, a basicona =
nao tenho direito a usar o DBX. Somente a Architect em diante?
* Será que minha versao do C++ tb tem limitacoes do IBX assim como o DBX?

Amigos, desculpe o texto tao longo. Depois que aprendi a trablhar com o
Firebird, nao quero troco ele tao cedo. Rapido, simples e completo, mas me
sinto um pouco perdido neste momento.

Um forte abraco a todos,

Douglas.