[firebase-br] linguagem embutida

Marco Antonio Abreu mabreu.ti em gmail.com
Seg Nov 16 15:37:47 -03 2009

Eu sei que já existe o PSQL. Mas eu acho toda linguagem de procedure de BD
um tanto tosca. Acho que seria melhor se pudessemos utilizar uma linguagem
mais eficiente, mais completa e robusta. Eu não conheço direito o
IActiveScript, mas não estava pensando em nada "microsoftiano". Estava
pensando em algo mais enxuto, mais leve e principalmente mais portável.

Por enquanto é só idéia. Sei que pode haver um longo caminho para obter
algum resultado concreto. De qualquer forma vou fazer uns testes e ver como
minha idéia se comporta. Mas acho que podemos tirar proveito disso para, por
exemplo, cálculos mais complexos ou guardar estados em memória entre dois
pontos diferentes de um processamento de dados. Podemos utilizar um arquivo
com o script que pode ser alterado sem necessidade de se alterar o binário
principal. Neste arquivo pode ficar, por exemplo, uma fórmula complexa que
pode sofrer alterações. Este script retornaria o resultado para o BD que fez
apenas uma chamada a uma UDF passando os parametros necessários.

Ainda não sei se a performance será boa ou mesmo se será algo viável de se
fazer e utilizar. Só testando para saber. O que quero é tirar proveito da
capacidade relativamente fácil do Firebird em embutir bibliotecas dinâmicas.
Se tudo der certo acho que podemos melhorar bastante a integração do FB com
outras tecnologias e, quem sabe, dar um gás maior com a utilização do FB.

abs.
Marco

Marco Antonio Abreu
mabreu.ti em gmail.com