[firebase-br] Verificar se um determinado camo existe na tabela

José Mauricio Barbisan Zottis bzottis em ig.com.br
Qua Nov 11 11:26:57 -03 2009

Eu faço assim:
Tenho uma query chamada "CampoExiste"com a seguinte instrução SQL:

select RDB$RELATION_NAME,RDB$FIELD_NAME from RDB$RELATION_FIELDS
  where
  RDB$FIELD_NAME    =  (:VarCampo)  AND
  RDB$RELATION_NAME =  (:VarTabela)

ao criar o DataModulo, eu passo os parametros que eu quero

  with CampoExiste do
    begin
      close;
      ParamByName('VarCampo').AsString    := 'TAXA_INSALUBRIDADE';//TEM QUE
SER EM MAIUSCULO
      ParamByName('VarTabela').AsString    := 'CONTRACHEQUE';//TEM QUE SER
EM MAIUSCULO
      prepare;
      open;
    end;