[firebase-br] RES: Erro no banco, alguem pode me ajudar?

Rodrigo dominio em engeplus.com.br
Ter Nov 3 11:01:41 -03 2009

Bom dia Marcio,

Eu ultimamente estou passando por varios problemas de corrupção dos dados, o
ultimo eu reparei  a base de dados dessa forma

gfix -mend -full -ignore dados1.fdb  // primeiro passei um gfix, e retornou
erro
gbak -backup -v -ignore DADOS1.Fdb DADOS1.Fbk   // depois fiz um backup
gbak -create -v -inactive dados1.fbk dadosnovo.fdb   // aqui restaurei o
backup para um novo banco.

Bom o banco voltou a funcionar, porem perdeu um monte de dados. Crediario
perdeu quase tudo.

Ainda bem que criei um utilitario de backup automatico para fazer um backup
diario automaticamente de 30 em 30 minutos. Entao fui no backup do dia
anterior e restaurei o backup anterior e deu tudo certo.

Resumindo.
Converse com o seu cliente a possibilidade de ter um nobreak.
Nao confie 100% nesses utilitarios porque pode haver perda de dados. Incuta
em seus clientes que o backup é fundamental e vc nao se responsabiliza se
isso nao for feito adequadamente. Depois de apanhar um pouco a gente vai
aprendendo.

Espero ter ajudado.
Rodrigo