[firebase-br] Polemica construtiva

Junior juniorvjl em gmail.com
Sex Maio 15 16:14:00 -03 2009

Salve pessoas...

Conheço bem o protheus da totvs o qual estão citando como mutibanco, no
entanto vejo que isso é mais uma jogada de marketing e $$ e em alguns casos
exigencias de grandes empresas sim..., conheço empresas que exigiram que o
protheus fosse instalado em DB2 ( um dos banco de dados suportados pelo
protheus ), mais acontece que como tudo existe um outro lado...
Para que o protheus possa trabalhar com diversos banco de dados ele teve que
usar uma ferramenta adicional que chama TOP CONNECT, então o PROTHEUS se
conecta com o TOP CONNECT e este por sua vez conversa com o driver ODBC da
maquina que por sua vez manda a solicitação para o banco de dados. Vejam que
é maravilhoso poder escrever aplicativos para um monte de banco de dados de
uma vez mas por outro lado é horrendo ver como o desempenho é derrubado. A
Totvs acabou fazendo isso um pouco por necessidade tambem, necessidade de
evolução tecnologica, quem conhece a história de evolução dos sistemas sabem
do que estou falando.
Para poder ter um sistema que fosse multibanco deveriamos ter q ter outras
camadas para tratar as diversas particularidades de cada banco e no final
das contas... pra quê? não vejo nenhum motivo realmente válido para isto.

Esta é simplesmente minha opinião, abrax....