[firebase-br] RES: RES: RES: firibird

Paulo Cesar pcyz em uol.com.br
Qui Maio 7 19:23:42 -03 2009

Legal Rodrigo,

Obrigado pela dica...

Na verdade, agora vou desenvolver um outro aplicativo para um cliente, e vai
começar do zero, mas quero fazer em uma outra base de dados mais segura.

Att.

Paulo Cesar

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Rodrigo A. de Freitas
Para: 'FireBase'
Assunto: [firebase-br] RES: RES: firibird

Paulo,

Gostaria de dar uma dica para você.

Se você migrará de um banco Paradox para um SGBD (seja FB, MySQL, Oracle ou
outro banco qualquer), mais do que componentes de acesso você deve estudar
modelagem de dados, desenvolvimento de sistemas em arquitetura client/server
e multicamadas.

Trabalhar com um banco de dados de verdade, um SGBD é completamente
diferente de se trabalhar com um paradox ou access da vida. Coisas comuns em
paradox como acesso direto às tabelas e grids de navegação são viáveis com
tabelas com no máximo poucos milhares de registros. Acima disso, você pode
acabar com uma arapuca pronta pra te prender.

Não sei qual o porte da sua aplicação ou o volume de dados, mas estude estes
conceitos com muito carinho antes de migrar sua aplicação, pode evitar MUITA
dor de cabeça futura.

[]'s

Rodrigo A. de Freitas
Análise & Desenvolvimento