[firebase-br] OFF: Travas USB

Eduardo C ecostas em gmail.com
Seg Mar 30 00:13:27 -03 2009

Pedro, acredite se quiser, mas tenho clientes que faturam às vezes bem mais
de R$20.000,00 por mês e não têm email (!). Ou estão em lugares fora dos
centros urbanos. Se eu, em Belo Horizonte, já fiquei uma semana com
problemas todos os dias com a Net (o que é ainda pior se seus telefones
forem VoIP), como confiar na rede do cliente? Um cliente do interior da
Bahia, por exemplo, teve sua antena de Internet por rádio arrancada em uma
tempestade e ficou mais de dez dias isolado.

Eu já usei um esquema como o que mencionou, de arquivos para permitir uma
alternativa de validação, mas prefiro algo mais transparente.  Acho que a
grande vantagem na validação pela Internet é o seu cliente sempre estar em
contato, facilitando o oferecimento de novas versões, por exemplo. Por outro
lado, você assume a responsabilidade de garantir que todos os clientes
tenham sempre acesso ao webservice (imagine todos os seus clientes parados
porque ocorreu um problema com seu provedor), além de aqueles clientes que
*não* pagam pelo suporte e "choram" sempre que têm de pagar por alguma coisa
ficarem sempre fazendo solicitações para algum suporte ou alteração,
naturalmente sem pagarem por isso. Além disso, se você mudar seu webservice
ou esquema de proteção, tem de continuar mantendo a compatibilidade com as
versões mais antigas que não tenham contrato de suporte.

Mas obrigado pela ajuda, independente de qualquer coisa.

Eduardo