[firebase-br] OFF: Travas USB

Eduardo C ecostas em gmail.com
Sex Mar 27 21:36:01 -03 2009

Olá. Sei que o assunto não tem a ver com o Firebird, mas acredito que possa
ser do interesse de muitos. Se preferirem, por favor, respondam diretamente
para o meu email. Até há pouco tempo usava proteção por software para meus
sistemas. No entanto, sempre fica a dúvida quando o cliente liga de outro
estado ou cidade dizendo que houve algum problema e que a proteção foi
perdida. Acabo tendo de liberar a nova cópia, sem saber se a mesma está
sendo instalada na mesma empresa ou não. Passei a usar travas de hardware
mas já tive duas travas queimadas em cliente, coisa que o representante
disse ser praticamente impossível de acontecer. No caso de falha de
hardware, é mais complicado resolver o problema, ou seja, preciso ter um
mecanismo para colocar temporariamente uma cópia protegida por software no
cliente para que ele não fique parado até receber a nova trava.

Gostaria que compartilhassem comigo suas experiências na parte de proteção
de software, inclusive considerando sistemas estáveis (o usuário não precisa
necessariamente das atualizações, pelo sistema ser robusto e já atender suas
necessidades) e dinâmicos (devido às mudanças da legislação ou por outros
fatores o usuário precisa ter as versões mais atualizadas). E, se estiverem
usando soluções de terceiros, quais as vantagens e dificuldades que já
encontraram.

Obrigado.

Eduardo
P.S. - Estarei colocando essa solicitação também em grupos de discussão de
desenvolvimento Delphi e Java.