[firebase-br] UDF, Collate e mais detalhes na migração para 2.1

Edson Marco edmafer em gmail.com
Sex Mar 27 10:26:20 -03 2009

Olá!

Acredito que este assunto deve ter sido muito discutido pelo grupo... mas
procurando no Grande Oráculo e nos meus e-mails da lista não encontrei nada
que me ajudasse.

Bem... vamos aos problemas:

1. Após criar a base no firebird 2.1 limpa, vamos instalar as udf's, usando
a ib_udf.dll, fbudf.dll e a rfunc.dll, tive diversos problemas com a ib_udf
e a fbudf... muitas funções não instalaram com erro de "Token unknow", por
exemplo a função ABS. Olhando o script de instalação das funções (diretório
UDF no firebird) vejo que estas funções que apresentaram problemas estão
comentadas.

2. O @#$%¨&¨$ do desenvolvedor que iniciou o projeto teve a brilhante idéia
de alterar o domínio do campos usando COLLATE para usar acentos e caracteres
especiais nos nomes dos campos (isto está no sistema inteiro, então mudar é
uma solução inviável). Mas na execução do script do metadata ele cria as
tabelas sem problema algum. Nas criações das views me acontece um problema
quando uma view faz referencia a outra indicando que não conhece o campo
"_CÓDIGO". O mesmo existe, é possível fazer selects na view... e consigo
criar esta mesma view pelo SQL Editor... mas não pelo Script Executive.

Portanto, preciso acertar estes pontos para poder continuar a migração...

Obrigado.

--
/*
* Edson Marco Ferrari Junior