[firebase-br] Instruções SQL no FB

HPensador hpensador em gmail.com
Qui Mar 26 10:47:21 -03 2009

Bom dia LuisFireVB!

> Colegas sempre usei SQL o básico Select, Update, Insert a partir do MS
> Access, gostaria de saber onde tem algum material explicando o SQL do
> Firebird, de preferência em português, pois nunca tinha visto coisas assim:

Existem 2 livros de autoria de Carlos H. Cantu que lhe serão muito uteis
- Firebird Essencial e Firebird 2.0 - O Banco de Dados do Novo Milenio,
além disso existe vasto material disponível na net.

Na pasta da instalação do Firebird geralmente C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_2_1\Doc você encontrará o arquivo Firebird
Release notes.pdf (em inglês) mais dá uma procurada pela rede que você
também encontrará o mesmo em Português.

Bem, além dos livros do Carlos, existe também o livro Dominando o
Firebird de Helen Borrie.

> if not exists (select codigo from tabela where mes = :mes and ano = :ano)
> then
>
> Não sabia que se podia usar IF, NOT, Exit nessa linguagem.
>
> O que seria esses dois pontos depois do igual?  And ano = :ano  ?

Com relação aos :mes, :ano quer dizer que irei passar esses valores para
minha instrução SQL através de parâmetros.

--
[]'s,

Hélio Oliveira
Analista de Sistemas