[firebase-br] RES: Servidor FireBird + CpuAffinityMask = 3

Denis denisrocha em hotmail.com
Sex Mar 20 10:36:58 -03 2009

Oi Eduardo,

Hoje o banco de dados não é muito grande. Está em torno de 500 MB. O sistema
que acessa o banco de dados é feito em Delphi com 3 camadas. Então tenho
varias conexões acessando um servidor de aplicação, e este servidor de
aplicação acessando o FB. Ou seja umas 30 conexões por servidor de aplicação
(Total de 3 servidores de aplicação), acessando o banco de dados. Então
tenho apenas 3 conexões simultaneas no banco de dados, mas estas 3 conexões
acessando muito. ( creio que isto é um pool de conexões ).
Por enquanto o estou usando o SuperServer, e parece que até está bem. Mas as
vezes fica lento, tipo umas engasgadas. Engraçado é que sempre a tarde fica
mais lento o sistema. Achei que pudesse ser alguma coisa de cache do
servidor, mas por diversas vezes no horário do almoço eu reiniciei tudo e
mesmo assim a tarde ficou mais lento. Estranho né. E os processos que
executam de manhã são os mesmos a tarde. Senão poderia ser alguma rotina que
estivesse carregando o servidor.
Enfim, vou fazer alguns testes com o classic e ver o que dá.

Denis

"Eduardo Bahiense"
<eduardo em icontroller.com.br> escreveu na
mensagem news:gpue7a$ik3$1 em ger.gmane.org...
Olá Denis

Deixa eu te passar um pouco da minha exepriência neste assunto:

A decisão de optar entre o classic e o superserver vai um pouco além dos
núcleos.
Mesmo que esse servidor seja dedicado apenas ao FB, ele roda outros
processos do Sistema Operacional, assim, se você tem dois núcleos,
quando o núcleo que o FB usa estiver ocupado, o próprio S.O. desviará os
outros processos para o núcleo mais livre, e isso, na prática, será quae
como se o FB usasse os dois.

Quando você fala em Classic, você está falando em uma instância do FB
para cada conexão, a menos que você trabalhe com pool de conexões. Em
nosso caso, que trabalhamos com pool de 15 conexões, a diferença de uso
de memória foi brutal entre o classic e o superserver (hoje usamos o
superserver), com 4GB de RAM, gerenciando 3 bancos volumosos, tínhamos
sempre a memória toda utilizada, claro que a maior parte da memória
utilizada era em chache do linux, que mais otimiza do que atrapalha, com
o Superserver, hoje em um server de 8GB, temos sempre em torno de 5 GB
livres (que desperdíco, não?).

Assim, eu acho que poderíamos resumir da seguinte forma:

1. Você usa pool de conexões ? -> Classic é uma opção
2. A quantidade de conexões simultâneas é baixa -> Classic é uma opção
3. A quantidade de conexões simultâneas é alta, mas os BDs são pequenos
ou o volume de transações é pequeno-> Classic é uma opção
4. Os Bds são muito grandes ou a quantidade de conexões é muto grande ou
o volume de transações é muito grande, com 4GB eu optaria pelo Superserver

Eduardo