[firebase-br] RES: Importando para FB 2.1

Eduardo Jedliczka jedyfb em gmail.com
Sáb Mar 14 14:46:57 -03 2009

Discordo,  faltaram alguns detalhes (ok, eu admito, sou muito chato).

Há muitos conceitos que podem pesar a mudança na adoção de uma versão de
banco de dados, por isto, procure sempre saber qual será o impacto
(performance, sintaxe, conceitos, novas funcionalidades) no aplicativo.

Outra coisa, uma base de dados é sucetível (como qualquer arquivo
binário) a caraterísticas do sistema operacional e plataforma de
hardware. Não é saudável copiar uma base de um computador para outro sem
fazer um backup e restore.

Eu já presenciei um caso em que era copiado de tempos em tempos uma base
de dados de um servidor Windows (em 32 bits) para um servidor SUN (com
processadores opteron) com solaris de 32 bits que vivia corrompendo a
base.

Sugeri que fosse, embora mais lento, adotado o gbak, e nunca mais houve
corrupção.

Também já vi bases se corromperem quando move-se uma base de dados de um
servidor linux de 32 bits para um linux (com firebird) de 64 bits, ou ao
migrar de um linux sobre um processador Pentium 4 para um linux sobre um
processador Opteron dual-core.

Quer entender por que isto acontece  ? Simples, ao se compilar o
firebird numa plataforma, usa-se certas características (tamanho do
integer, se são big-endian ou não, determinados recursos e limitações do
Sistema Operacional ou da plataforma) que podem ser diferentes em outra
plataforma.

Sei que há muito cuidado para que bases rodando em X86 possam ser
copiadas sem problemas entre os vários processadores e que funcionem em
windows e linux, mas nunca há uma garantia de 100%

Ou seja:

- quer formatar o servidor e trocar a versão do FB, faça um backup e
restore via GBAK.
- quer trocar de servidor, faça um backup e restore via GBAK.
- quer passar uma base de testes para produção (e vice e versa) faça um
backup e restore via GBAK.
- quer ter uma cópia segura da base que possa ser utilizada em qualquer
computador, faça um backup e restore via GBAK.

De resto, é dar chance para o Azar.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Universidade Tecnológica Federal do Parana - Campus Apucarana