[firebase-br] Duvida Na Instalação Firebird 2.1

Jáber S. C. Lima cpd em lekagi.com.br
Sex Mar 13 11:36:28 -03 2009

Olá pessoal.

Sou iniciante no firebird e ontem li alguns artigos no site e descobri as
diferenças entre a instalação Classic e Super-Server do firebird porém não
me lembro como instalei o meu.(Firebird 2.1).

Como faço para saber se a versão que instalei foi a Classic ou a
Super-Server. Fui no painel de controle do Windows e verifiquei que lá tem
um aplicativo relacionado ao firebird que me diz se ele está rodando, a
versão, etc... mas não diz o tipo de instalação.

Outra questão: No MySql eu posso configura-lo como:

1 - Developer Machine: Onde o MySql utiliza pouca memória pois trata-se de
uma maquina de desenvolvimento que precisa de mais recursos de memória para
outros aplicativos.

2 - Server Machine: Onde ele utiliza mais ou menos metade da memória do
servidor de banco de dados para o MySql.

3 - Dedicated MySql Server Machine: Onde ele utiliza toda a memória
disponível para o MySql entendendo que esse computador se trata de um
servidor de banco de dados dedicado.

PERGUNTA: É possivel fazer isso com o firebird ??

Ps: Algumas formas de expressão podem estar erradas por conta da minha falta
de experiência. Nesses casos peço desculpas desde já..rs.

Sou iniciante em programação Delphi e quando comecei me falaram muito do
MySql e eu acabei iniciando com ele. Agora estou estudando o firebird por
virtude das vantagens do mesmo sobre o MySql.

Jáber S. C. Lima

(66)8427-1982

Rondonópolis/MT

MSN: jabertecnico em hotmail.com