[firebase-br] Indice

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Qua Mar 11 09:13:07 -03 2009

Adriano Luiz de Souza wrote:

>     Na verdade não considero besteira seu comentário, aliás bastante
> oportuno. Sei que sou estranho tantas foreign keys... Mas esta única
> tabela que armazena todos os lançamentos contábeis de todos os
> módulos de um sistema ERP se faz necessário. Antes eu tinha várias
> tabelas para armazenar os lançamentos contábeis de cada módulo,
> conceitualmente obedencendo as formas normais. No entanto, para fazer
> relatórios gerenciais utilizando mais de 10 tabelas diferentes se
> demonstrou mais lento e trabalhoso do que ter tudo em uma única
> [...]

Bom dia Adriano

Como você disse cada caso é um caso e teria que conhecer bem o negócio
para estar falando com certeza. Mas nesse caso não seria melhor ter
normalizado como o Eduardo comentou e onde precisa fazer essas
consultas envolvendo várias tabelas e vários unions não daria para
criar views ou procedures selecionáveis que acredito não daria tanta
diferença na performace e seria só dar um select na view ou procedure.