[firebase-br] RES: Duvida Firebird

Jose Aparecido da Silva joseasilva em bol.com.br
Seg Mar 9 08:59:32 -03 2009

1 - gostaria de saber como posso fazer um BackUp da base de dados ?

Você pode usar programas prontos que fazem isso muito bem. Um exemplo é o
FIBS. Outra forma é usar o próprio gbak que faz parte do FB. Se você usa
delphi pode usar o componente da paleta IBX. Existem várias possibilidades.
Dá uma pesquisada na própria lista e no site da firebase.

2 - como configuro o firebird para rodar em rede ?

No servidor libere a porta 3050. Não é necessário compartilhar a pasta do
banco de dados, alias é bom que ela fique bem escondida.
Nos clientes disponibilize a dll de acesso, fbclient.dll ou gds32.dll
conforme a tua suíte de acesso.
Exemplo de conexão:
IpDoServidor:c:\sistema\dados.fdb
Dá uma pesquisada também sobre alias.

É assim que uso, mas as possibilidade são muitas.

Qualquer dúvida estamos ai

[ ]'s
José Aparecido da Silva
Fasystem Ass. Em Inf. Ltda